sexta-feira, 6 de agosto de 2010

57.LIVRO DE FILEMOM

É uma carta particular de intercessão escrita por Paulo provavelmente em Roma, e enviada a Filemom, em Colossos, Cl 4:7-9.

DADOS ACERCA DE FILEMOM. Aparentemente era membro da igreja de Colossos, a qual parece que se reunia em sua casa, v. 2.

Sua benevolência (vv. 5-7) e o pedido de Paulo de preparar-lhe alojamento (v. 22) indicam que era um homem de certos recursos econômicos.

Paulo, pelo fato de nunca ter estado em Colossos (Cl 2:1) deve ter conhecido a Filemom em alguma outra parte, possivelmente em Éfeso, que não estava muito longe. Talvez tenha sido convertido pelo apóstolo, v. 19.

HISTÓRIA DE ONÉSIMO. Era um escravo que havia fugido de Filemom. Teria possivelmente roubado ao seu amo e fugido para Roma, v. 18, onde esteve sob a influência de Paulo e se converteu (cf. v. 10).

Chegou a ser discípulo de Cristo, Cl 4:9. Paulo queria tê-lo em Roma como seu ajudante (v. 13), mas por não ter o consentimento de Filemom (v. 14), sentiu-se no dever de enviar o escravo a seu amo.

Desta maneira, o apóstolo escreve esta bela carta de intercessão, pedindo a Filemom que perdoe a Onésimo e lhe devolva a confiança.

SINOPSE

(1) Saudação cordial e elogiosa, vv. 1-7.

(2) Testemunho acerca da mudança do caráter de Onésimo, vv. 10-11.

(3) A amável petição de perdão em favor do escravo fugitivo, vv. 12-19.

(4) Saudações e bênção, vv. 20-25.

LIÇÕES ESPIRITUAIS do exemplo de Paulo.

(1) A importância do interesse pelos desafortunados.

(2) O dever dos crentes de obedecer à lei: Onésimo tem que regressar ao seu amo.

(3) A irmandade cristã está acima de todas as distinções sociais e de classes.













Capítulo : 1

1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso companheiro de trabalho,

2 e à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa:

3 Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

4 Sempre dou graças ao meu Deus, lembrando-me de ti nas minhas orações,

5 ao ouvir falar do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos;

6 para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo.

7 Pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados.

8 Pelo que, embora tenha em Cristo plena liberdade para te mandar o que convém,

9 todavia prefiro rogar-te por esse teu amor, sendo eu como sou, Paulo o velho, e agora até prisioneiro de Cristo Jesus,

10 sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;

11 o qual outrora te foi inútil, mas agora a ti e a mim é muito útil;

12 eu to torno a enviar, a ele que é o meu próprio coração.

13 Eu bem quisera retê-lo comigo, para que em teu lugar me servisse nas prisões do evangelho;

14 mas sem o teu consentimento nada quis fazer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, sim, espontâneo.

15 Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o recobrasses para sempre,

16 não já como escravo, antes mais do que escravo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, tanto na carne como também no Senhor.

17 Assim pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo.

18 E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, lança-o minha conta.

19 Eu, Paulo, de meu próprio punho o escrevo, eu o pagarei, para não te dizer que ainda a ti mesmo a mim te deves.

20 Sim, irmão, eu quisera regozijar-me de ti no Senhor; reanima o meu coração em Cristo.

21 Escrevo-te confiado na tua obediência, sabendo que farás ainda mais do que peço.

22 E ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que pelas vossas orações hei de ser concedido.

23 Saúda-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus,

24 assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.

25 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário